Parceiros



Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Trajano pela Secretaria Municipal de Saúde

Autoria: Secom/PMTM  |  Fotos: Divulgação

Para promover a conscientização sobre os malefícios do cigarro e incentivar fumantes a tratarem a dependência, a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes lembrou o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. No município, os atendimentos são feitos todas as quintas-feiras, na sede da Policlínica Doutor Augusto Lemgruber, no Centro, sempre a partir das 13h. O movimento é coordenado por Ana Luiza Pecly, e atende a várias pessoas.
Por conta da Pandemia Covid-19, os atendimentos estão sendo feitos seguindo as normas de segurança exigida pelo Ministério da Saúde, e aprovados pelo prefeito Rodrigo Viana e pelo vice Matias Mendes. “As ações integram o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Ele auxilia parte da população que faz uso do cigarro, realizando ações de prevenção, acompanhamento profissional, entre outras ações para estimular os fumantes a deixar o vício. Esse serviço é essencial para ajudar a pessoa a parar de fumar”, garantiu Ana Luiza Pecly.
De acordo com ela, o dia 31 de maio foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com intuito de alertar a sociedade sobre os riscos do cigarro e do tabagismo para a saúde. Há mais de 50 doenças relacionadas ao vício do fumo como o câncer de pulmão, fígado, pâncreas, doenças cardiovasculares, úlcera do aparelho digestivo, catarata, osteoporose, entre outras.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2019, o Brasil pode registrar cerca de mais de 31,2 mil novos casos de câncer de pulmão por tabagismo, sendo que mais de 400 pessoas morrem por dia vítimas dessa doença. Assim, 12,6% de todas as mortes atribuíveis no país são atribuíveis ao tabaco.
“O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo. A pandemia de Covid-19 pode ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19”, explicou Ana Luiz Pecly.
Para quem deseja parar de fumar, é necessário procurar a Policlínica Doutor Augusto Lemgruber, na Rua Coronel João Martins, esquina com a Avenida Castelo Branco, no Centro, sempre a partir das 13h, e manifestar o interesse.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo