Parceiros



Juiz de Fora pode transportar hemoderivados por drones

Autoria: Redação  |  Fotos: Fabiano Nejaim



Uma iniciativa inédita fará o transporte de bolsas de sangue e hemoderivados por drone até uma unidade hospitalar em Juiz de Fora. O projeto é desenvolvido pela parceria da empresa Tá na Escuta com o Hospital Albert Sabin. O voo oficial está programado para acontecer em novembro.

O trajeto fixo terá início na sede do Hemominas, na Rua Barão de Cataguases, Bairro Santa Helena, com destino à Rua Dr. Edgard Carlos Pereira, no Bairro Santa Teresa, onde fica a sede do hospital.

Segundo o CEO da Tá na Escuta, Fabiano Nejaim, o serviço atualmente é feito por um motoboy num tempo médio de 30 a 50 minutos de ida e volta. Com a utilização de drone, o trajeto levará cerca de seis minutos. O objetivo é que este tipo de serviço possa ser oferecido para todo o território nacional.

 

Rota de voo
Fabiano explica que este tipo de voo foi regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2017. Uma das exigências para a execução do plano de voo é a de que não haja residências, linha férrea ou passagem de pessoas no trajeto a ser percorrido, evitando a possibilidade de ocorrência de acidentes.

“Deslocamos do interior da unidade hospitalar com uma carga de aproximadamente 1,5 kg e o equipamento sobe até uma altura de 100 metros. Então, segue a rota, ganhando em questão de aproximadamente 85 metros sem passar por nenhuma residência ou ramal ferroviário da cidade. Nas proximidades do hemocentro, ainda sobre o ramal ferroviário, cruzamos uma avenida de aproximadamente 25 metros de comprimento e após 2820 metros chega a edificação desejada", detalha Fabiano sobre o plano de voo.

De março deste ano até o momento, foram realizados diversos testes com o drone, inclusive trajetos de áreas mais remotas, como a zona rural da cidade de Belmiro Braga.

A aeronave tem capacidade para transportar até 6kg em uma única viagem, o equivalente a seis bolsas de hemoderivado por voo. O equipamento tem um paraquedas de emergência, que abre caso ocorra algum imprevisto durante o trajeto.

No Hemominas, os pontos de aterrissagem e decolagem do drone estão em fase de construção. No hospital Albert Sabin, as obras começam na próxima segunda-feira (21).

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo