Parceiros



Transplante simultâneo de pâncreas e rim é realizado pela primeira vez em Juiz de Fora

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



A Santa Casa de Juiz de Fora anunciou durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (20) a realização do primeiro transplante de pâncreas na cidade. O paciente, Diego de Sousa Bernardes, de 30 anos, se recupera bem da cirurgia. Além do pâncreas, ele também recebeu um novo rim. Esta foi a primeira vez que ocorreu um transplante simultâneo de dois órgãos no município.

Segundo o médico Glaucio Sousa, o procedimento realizado no último dia 12 de junho foi considerado um sucesso. "Existem as alterações do pós-operatório que nos preocupam, mas que felizmente no caso do nosso paciente está indo muito bem e estamos muito felizes com toda a evolução e com o resultado desse procedimento", comentou.

Diego é diabético desde criança e tinha dificuldades de controlar a glicemia. Por conta disso, acabou sofrendo de insuficiência renal e há cinco anos fazia hemodiálise. Agora, ele acredita que a situação irá melhorar.

Os órgãos doados foram captados em Muriaé. Foram nove horas de trabalho entre a retirada e o fim da cirurgia.

"Entre ele sair lá de Muriaé, onde foi feita a doação e estar funcionando no doador tem que durar no máximo 12 horas. Porém, quanto mais cedo, quanto menor esse tempo, melhor ainda. Então, é uma corrida contra o tempo", explicou o médico.

Na cidade, os transplantes de rim são feitos desde 1983. Os de fígado começaram apenas no ano passado. Somente neste ano a instituição passou a fazer o procedimento no pâncreas.

Há cerca de um ano e meio a Santa Casa se credenciou para realizar esse tipo de cirurgia. Mas só agora o procedimento pôde ser realizado. Antes, o transplante precisava ser feito em Belo Horizonte.

Na fila de espera, 177 pessoas aguardam a cirurgia de pâncreas e rim, e outras cinco esperam pelo transplante de fígado. Para Diego, a esperança é de voltar a ter qualidade de vida.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo