Parceiros



Começa a valer a nova lei do CPF. Veja o que muda

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação

Agora apenas o número do CPF será exigido para identificação.

A nova lei do CPF já está em vigor. Sancionada em 11 de janeiro do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com um prazo de 12 meses para adequação, a nova regra estabelece o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) como o único e suficiente para identificação de cidadãos em bancos e serviços públicos. Mas o que muda com a determinação?
Na prática, novos documentos, sendo 1ª ou 2ª via, emitidos por órgãos públicos ou por conselhos profissionais terão o número de identificação igual ao do Cadastro de Pessoa Física, ou seja, novos RGs terão a mesma numeração do CPF. A regra é a mesma para as carteiras profissionais como, por exemplo, a da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Com o prazo de 12 meses para adequação, o número de inscrição do CPF deverá estar presente nos cadastros e nos documentos de órgãos públicos, no registro civil de pessoas naturais ou nos conselhos profissionais.

Veja baixo a lista de documentos que deverão constar o número do CPF
? Certidão de nascimento;
? Certidão de casamento;
? Certidão de óbito;
? Documento Nacional de Identificação (DNI);
? Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
? Registro no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de ? Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
? Cartão Nacional de Saúde;
? Título de eleitor;
? Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
? Número da Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
? Certificado militar;
? Carteira profissional expedida pelos conselhos de fiscalização de profissão regulamentada; e
? Outros certificados de registro e números de inscrição existentes em bases de dados públicas federais, estaduais, distritais e municipais.

CPF físico
O cartão físico do CPF deixou de ser emitido em 2021. O documento existe, atualmente, apenas no formato digital e tem a mesma validade do antigo, aquele de plástico e na cor azul. O CPF digital está disponível nos aplicativos oficiais.

Como tirar o CPF?
O CPF é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil (RFB), que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente. Podem ter o documento qualquer cidadão brasileiro ou cidadão estrangeiro, residente no país ou em trânsito. Para solicitar o CPF, o interessado deve preencher e enviar um formulário eletrônico pela internet.

Fonte: Metrópoles e O Globo 

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo