Parceiros



Instituições se unem para tombar da Casa da Morte em Petrópolis

Autoria: Redação  |  Fotos: Aline Rickly



Instituições de Petrópolis formaram um Grupo de Trabalho (GT) para buscar o tombamento da Casa da Morte, imóvel localizado no bairro Caxambu, citado no relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), como um centro clandestino de torturas e assassinatos na década de 1970, durante a ditadura militar. O processo de tombamento é feito em âmbito municipal.

Segundo a presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, Eugênia Gonzaga, a Casa da Morte é considerada um dos cinco espaços mais importantes do país para transformação em um Centro de Memória.

Inês ficou presa na casa por 96 dias e em 1981 denunciou o centro de tortura. A militante morreu em 2015, aos 72 anos, em Niterói.

De acordo com Eugênia, neste momento, é essencial que este processo de tombamento tenha andamento para que o imóvel não seja descaracterizado.

 

O processo para o tombamento foi iniciado pela Prefeitura de Petrópolis em julho deste ano. Na época, a medida foi tomada porque o decreto municipal de 2012, que permitia a desapropriação da casa expirou.

Segundo Eduardo Stotz, presidente da Comissão da Verdade de Petrópolis (CMV), o GT está atuando para atender as exigências deste processo, que requer, por exemplo, a documentação que prova que as práticas de torturas, desaparecimentos e assassinatos aconteceram no local.

Eduardo informou que na semana que vem o GT vai apresentar esta documentação ao Conselho de Tombamento de Petrópolis.

Além da CMV e da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, o GT é constituído também por integrantes do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAAL), Centro de Defesa de Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH), e Coordenadoria Estadual por Memória e Verdade do Rio de Janeiro, além de contar com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo