Parceiros



Detran.RJ passa a usar tablets em áreas de provas práticas e agiliza acesso à Carteira de Habilitação

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação

Novidade tecnológica permite reconhecimento facial e registro dos resultados de provas, em tempo real, garantindo mais segurança e rapidez ao processo

O Detran.RJ implementou uma novidade tecnológica para quem vai tirar a primeira habilitação: desde o início desta semana, os examinadores do departamento, de todo o estado, usam tablets para fazer a transferência dos resultados das provas práticas, de forma on-line, agilizando o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, os tablets passam a fazer o reconhecimento facial dos candidatos, substituindo a biometria.
O novo procedimento permite que o candidato aprovado tenha acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma digital, em cerca de três dias, no Posto Digital do Detran.RJ ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), da Senatran. O documento físico continuará a ser emitido pelo departamento em 15 dias, em média. A novidade tecnológica será usada também para agilizar outros serviços de Habilitação – como adição e mudança de categoria.
– É a tecnologia trabalhando a favor dos usuários do Detran. O tablet, além de agilizar todo o processo para quem quer tirar a carteira de motorista, ainda diminui a possibilidade de fraudes por conta do reconhecimento facial – explica o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
Uma das mais entusiasmadas com a novidade era a empresária Grace de Oliveira, de 38 anos, moradora do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste carioca, que fez a prova para primeira habilitação de moto nesta quarta-feira (8/2), no posto do Detran do Aerotown, na Barra da Tijuca.
– Fui aprovadíssima. Estou muito feliz. Adorei a novidade do Detran. O mundo hoje é totalmente digital. Agora, vou ficar de olho no aplicativo para ver quando a carteira será lançada no Posto Digital para começar a passear de moto devidamente legalizada. Esse verão será especial para mim, já com a nova CNH – comemorou a empresária.
Outro candidato que fez a prova nesta quarta-feira para motocicletas, no posto da Barra, foi o motorista Renato Ribeiro da Silva, de 39 anos. Após concluir o circuito e ser aprovado, Renato comemorou o êxito e a novidade tecnológica implantada pelo Detran com o uso de tablets.
– Não sabia dessa novidade. Estou achando o máximo. Poderei ter acesso mais rapidamente à carteira, de forma digitalizada. Baixarei logo o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para ter a minha CNH em mãos mais rapidamente. Parabéns a todos pela iniciativa e pela modernização do processo. Assim que baixar a carteira vou sair pilotando – afirmou Renato.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo