Parceiros



Petrópolis: Museu Casa do Colono recebe alunos da rede municipal

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



Cerca de 50 alunos de duas escolas da rede municipal participaram da ação de educação patrimonial, promovida pelo Museu Casa do Colono, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, que é celebrado no dia 17 de agosto. Os grupos visitaram, nesta quarta-feira (14), todas as instalações do museu, além de conhecerem o Projeto de Contação de Histórias "Minha Cidade tem Histórias para Contar".

O primeiro grupo a visitar o museu foi a Escola Municipal Oswaldo Costa Frias, da Posse, com os alunos do Ensino Fundamental. Eles puderam vivenciar toda a história da colonização alemã, com as peças, objetos, ferramentas e cômodos do museu. Já os alunos da educação infantil da Escola Municipal General Heitor Borges, no Bingen, participaram da contação de histórias, onde aprenderam sobre a formação da cidade e as mudanças passadas até os dias de hoje.

De acordo com a autora do projeto, a historiadora Vânia Nicolau, a visita ao museu aproxima as crianças da realidade da cidade. “Aqui desmistificamos esta coisa de que museu é chato. A abordagem da visita é feita conforme as condições do grupo, mostramos toda a história da colonização alemã a cada visita de um jeito diferente”, contou Vânia, que destacou que o projeto inclui atividades lúdicas, além de cenários usados durante a contação de histórias.

“Trabalhamos em sala de aula com os alunos toda a história de Petrópolis e chegar aqui e ter contato com parte dessa história, é fantástico para as crianças. Aqui eles praticaram a cultura com conhecimento. Eu adorei a linguagem usada durante a visitação e os alunos amaram também”, frisou a professora da Escola Municipal General Heitor Borges, Fabíola Viana de Souza.

A museóloga Ana Carolina Vieira conta a importância dessas ações. “Ter acesso aos bens culturais que pertencem a cidade é fonte de conhecimento e a possibilidade de ele ser multiplicado cada vez mais. É um incentivo aos museus e principalmente a valorização da casa”, finalizou a museóloga.

O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristovão Colombo, 1.034, na Castelânea. O atrativo fica aberto de terça a domingo, das 8h30 às 16h. O telefone de contato é (24) 2247-3715 e o e-mail: casadocolonomuseus@gmail.com.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo