Parceiros



Região de Nova Friburgo é a maior fabricante de moda íntima do país

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação


Para reaquecer a economia do Rio de Janeiro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, tem buscado uma aproximação maior com os Arranjos Produtivos Locais (APL), conglomerado de empresas que apresentam a mesma especialização produtiva e estão localizadas no mesmo território. Um dos exemplos mais bem-sucedidos de APL fluminense é o polo de confecção de Nova Friburgo. Dados do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e região (Sindvest) apontam que o polo, com 114 milhões de peças ao ano, representa 25% da produção nacional. O APL de Friburgo é, de acordo com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit), o maior produtor de moda íntima do Brasil.

“Este é um dos arranjos produtivos locais que mais emprega do estado, com cerca de 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos nos municípios de Friburgo, Bom Jardim, Macuco, Duas Barras, Cordeiro e Cantagalo. A produção, de alta qualidade, tem expertise e, atualmente, já consegue atender diversos nichos do mercado. Por ser um APL já maduro, nosso trabalho consiste em fortalecer cada vez mais a cadeia produtiva, desde os fornecedores de matéria-prima até a rede hoteleira, que também acaba se beneficiando com o turismo de negócios na região”, explicou o superintendente de Indústria e Agronegócio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Felipe Cáceres, que ainda comentou sobre os planos para os próximos meses:

“Um dos nossos desafios é, a partir de agora, fomentar junto aos empresários do APL de confecção a cultura de exportação. Sabemos que existem casos pontuais, mas queremos apresentar o Plano Nacional de Cultura Exportadora no qual o Estado faz parte, que tem à disposição todo assessoramento para que as empresas tenham acesso aos atores que atuam com o negócio”, salientou Felipe.

Já o diretor comercial de uma das confecções de Friburgo, Rodrigo Bitencourt, destacou que a principal vantagem do APL é a abertura de oportunidades a partir do círculo entre as empresas do segmento.

 

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo