Parceiros



Sirenes de Petrópolis podem ser acionadas pela internet

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



Apesar da chuva constante em Petrópolis, não houve a necessidade de acionamento de nenhum equipamento até o momento.

Principal sistema de alerta do município, as sirenes são acionadas pela Defesa Civil seguindo critérios técnicos, de acordo com a quantidade de chuva em cada bairro. Em Petrópolis são 20 conjuntos - todos funcionando perfeitamente – espalhados por 12 bairros. Os equipamentos podem ser ligados de duas maneiras: remota – que pode ser através do computador ou celular - ou manual - feita por um funcionário da Defesa Civil ou pelos responsáveis pelo ponto de apoio, que têm uma cópia da chave. Na madrugada de quarta (13) não houve a necessidade de acionamento das sirenes: foram 76 milímetros de chuva em um período de 24h no Independência. A Defesa Civil continua de plantão permanente, pois a previsão é de mais chuva no município até, pelo menos, sábado (16).

Os agentes acompanham o acumulado de água no solo em seis períodos: 15 minutos, uma hora, quatro, 24, 96 horas e 30 dias. Para as sirenes serem acionadas, os índices de chuva precisam atingir níveis críticos. O sistema de alerta usa três sinais sonoros. O primeiro é uma mensagem preventiva. Com a chuva forte, o segundo sinal é de mobilização para que os moradores procurem locais seguros ou pontos de apoio. Quando a chuva melhora e não há mais risco para os moradores, soa a terceira sirene para desmobilização.

Caso a sirene seja acionada, os moradores devem seguir para o ponto de apoio do bairro. São 15 cadastrados pela prefeitura. Cada local de abrigo oferecido conta com três pessoas voluntárias que podem fazer o acionamento caso seja necessário. Se a necessidade for extrema, a população também pode procurar por uma escola ou Igreja.

A Defesa Civil mantém contato direto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e com os principais órgãos de pesquisa monitorando a previsão meteorológica para a cidade. O acompanhamento dos níveis dos rios acontece em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Locais como a Coronel Veiga são monitorados constantemente e podem ter o trânsito fechado para garantir que não haja circulação de veículos em caso de alagamentos.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo