Parceiros



Petrópolis: Bombeiros Civis serão acionados para abrir os pontos de apoio

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



Dois grupos de Bombeiros Civis - Águias de Resgata e GEDEN - serão incluídos nas ações de prevenção aos desastres de origem natural realizadas pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Em uma reunião realizada nesta sexta-feira (08), na Sala de Cooperação da Defesa Civil, ficou determinada a participação das equipes na política pública de Defesa Civil nas Escolas, nas ações voluntárias promovidas pela pasta e no Plano Verão municipal. A principal novidade é o apoio dos Bombeiros Civis na abertura dos pontos de apoio do município em caso de chuvas fortes.

Com 234 áreas de risco alto ou muito alto – equivalente a 18% do município – e um déficit habitacional de 12 mil casas, Petrópolis segue trabalhando na prevenção aos desastres naturais. A colaboração dos Bombeiros Civis vai aperfeiçoar o sistema de pontos de apoio, que servem de abrigo temporário para os moradores de áreas de risco. Desde o início da gestão, as ações e o investimento têm como foco a redução do risco de desastres.

Na véspera de Natal do ano passado, a Defesa Civil acionou as sirenes nos bairros Duques, São Sebastião, 24 de Maio, João Xavier, Dr. Thouzet e Siméria, sendo necessário abrir os pontos de apoio de cada localidade. Os agentes operacionais permaneceram nos abrigos temporários por toda a madrugada esperando pelos moradores. O trabalho em parceria com os Bombeiros Civis vai beneficiar a população da cidade.

A representante do grupo Águias de Resgata, Cláudia Sandes, destacou a importância da parceria com a Defesa Civil. “Para a gente é importante estar próximo da Defesa Civil no atendimento aos moradores. O nosso trabalho voluntário tem o objetivo de melhorar a resposta junto à população em caso de ocorrências. Acreditamos no potencial da nossa equipe”, disse.

Petrópolis conta com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. Todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente. Os testes das sirenes são realizados mensalmente nos dias 10, às 10h, e 20, às 20h.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo