Parceiros



Petrópolis distribui cartilha sobre desastres naturais

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação

 

 

Com o objetivo de reforçar o trabalho de prevenção realizado nas comunidades e nas escolas, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis vai entregar cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural nos terminais rodoviários urbanos. Além disso, os agentes fixam os cartazes do programa SOS Chuvas – criado pela prefeitura para reduzir o número de construções irregulares – no comércio próximo da região. O primeiro dia de atividades será na segunda-feira (14), no Centro, e segue até quarta nos terminais do Itamarati (15) e Corrêas (16). A atividade faz parte das ações organizadas e pactuadas do Plano Verão municipal. No último verão, os índices de chuva cresceram 120% e a quantidade de ocorrências registradas quase 50%.

Com 234 áreas de risco alto ou muito alto – equivalente a 18% do município - e um déficit habitacional de 12 mil casas, a conscientização e o empoderamento dos moradores é uma atividade importante na prevenção aos desastres de origem natural. A atuação dos agentes nas comunidades é prevista nos planos de contingência da cidade - organizados e atualizados anualmente pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias.

 

 

Neles constam matrizes de atividades e responsabilidades assumidas pelas instituições de resposta de acordo com as ameaças de cada estação. Segundo o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, o objetivo do trabalho é desenvolver a cultura da prevenção na cidade, orientando os moradores.

A ação é integrada também ao programa SOS Chuvas, que conta com estagiários voluntários cadastrados. São estudantes de arquitetura e engenharia das universidades Estádio de Sá e UCP que se colocaram à disposição da prefeitura para trabalhar nas áreas de Defesa Civil, Obras e Meio Ambiente.

O projeto é uma oportunidade para os alunos executarem na prática aquilo que aprendem dentro de sala de aula. Além disso, existe a troca de experiências com os profissionais da prefeitura que trabalham em uma das secretarias que participa do projeto.

 

 

 

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo