Parceiros



Sapucaia promove oficina sobre a BNCC

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação


Na última terça-feira (6), a Secretaria de Educação de Sapucaia realizou uma oficina voltada para os professores da Educação Infantil das creches do município. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

De acordo com a secretária de Educação, Márcia Felipe, o documento está sendo elaborado e servirá como base para nortear a educação municipal e Sapucaia está desenvolvendo uma série de ações para preparar os profissionais da rede para esta implementação.

Durante a oficina, foram abordadas as 10 competências que devem ser desenvolvidas com os alunos e que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral, que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Em seguida, foi feita uma reflexão sobre os campos de experiência que serão trabalhados futuramente em sala de aula. Os educadores trocaram experiências sobre suas práticas e tiveram oportunidade de manipular vários materiais pedagógicos. A tela “O pescador”, de Tarsila do Amaral, serviu de inspiração para a montagem de uma sequência didática dentro dos campos de experiência.

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo