Parceiros



Educação de Petrópolis investe em preservação ambiental

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação


Alunos do 5º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Augusto Pugnaloni plantaram 50 mudas no Parque Municipal, em Itaipava, nesta quarta-feira (03). Os jovens também aprenderam sobre a importância da preservação ambiental com uma aula ao ar livre, realizada pelos técnicos da prefeitura. A ação teve como objetivo destacar a importância das árvores para o ecossistema, além de explicar como elas podem diminuir os impactos causados pelo homem na natureza. O trabalho foi realizado em conjunto pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, Comdep e o Gabinete da Cidadania.

A ideia é cultivar nas crianças e nos adolescentes a cultura de preservar o meio ambiente, com ações orientadas nas escolas e nas comunidades. Por cerca de 15 minutos, os alunos ouviram atentamente sobre as diversas finalidades das árvores para a natureza, como no auxílio da purificação e na umidade do ar. O coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Maverick, destacou a importância da ação na vida dos jovens.

"Essa é uma experiência única na vida dessas crianças, que criam laços com o meio ambiente através das mudas que elas mesmo plantam. A ideia é que possam retornar ao Parque Municipal, com seus pais e amigos, e acompanhar a evolução e o desenvolvimento dessas árvores", explicou Anderson, que detalhou para os estudantes a forma correta de plantar as árvores, com o auxílio das equipes da Comdep.

Maria José da Costa, orientadora da EM Augusto Pugnaloni, disse que os pontos destacados na palestra auxiliam os alunos a cuidar melhor do meio ambiente, principalmente na região próxima da escola e em seus bairros. Além disso, os jovens funcionam como disseminadores de conhecimento.

“Tenho certeza que os alunos adoraram a novidade. É uma forma interativa e participava dos alunos aprenderem sobre os cuidados com o meio ambiente. Acredito também que eles funcionam como uma semente, que vai crescer e espalhar o conhecimento”, disse Maria José.

O trabalho faz parte do projeto Árvores da Minha Escola, criado neste ano pela Secretaria de Meio Ambiente, que já levou cerca de 800 alunos da rede municipal para o plantio de 1.500 árvores. As ações acontecem nas escolas que contam com pátio ou com espaços para receberam as mudas, além de espaços públicos, como o Parque Municipal ou o Parque Natural, na Av. Ipiranga.

“Petrópolis é um município que conta com diversos recursos naturais e precisamos trabalhar para que eles sejam preservados. Ações como essa, que ensinam as crianças e os adolescentes, é a melhor maneira de garantirmos no futuro uma cidade com menos crimes ambientais”, afirma Renato Couto, secretário de Meio Ambiente, garantindo que o governo municipal trabalha para que as áreas verdes do município sejam preservadas.

Ainda este ano, a prefeitura vai colocar em prática o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente. Estão sendo elaborados projetos para o uso consciente dos recursos naturais dos prédios administrados pelo governo municipal, além de ações para adequar o descarte dos resíduos gerados nestes locais. Petrópolis será a primeira cidade da Região Serrana do Estado a participar do projeto.

Também como parte das ações de preservação, o Meio Ambiente colocou até o momento 120 placas em diversas cachoeiras, trilhas ecológicas e áreas de preservação ambiental do município. Serão instaladas 400 em aproximadamente três meses nas regiões de maior risco de acidente na cidade.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo