Parceiros



Hospital Therezinha de Jesus suspende cirurgias bariátricas em Juiz de Fora

Autoria: Redação  |  Fotos: TV Integração



O serviço voltado à realização de cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está suspenso no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), em Juiz de Fora. Pacientes disseram que receberam um aviso informando do cancelamento provisório dos serviços em função da falta de recursos.

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora disse que a cirurgia bariátrica é um serviço financiado pelo governo Federal e que a verba suspensa era relativa a outros serviços, que foram transferidos para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF).

Já a SES-MG explicou que o Estado enfrenta um crescente déficit financeiro, lembrou que o governo decretou situação de calamidade financeira no Estado e disse que se esforça para honrar os compromissos.

Além da cirurgia, o tratamento oferece atendimento multiprofissional com especialistas, como médico endocrinologista, cardiologista, pneumologista, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros.

Segundo a direção do hospital, as dívidas da Prefeitura chegam a R$ 9 milhões e as do Estado, a R$ 21 milhões. Até que a situação seja resolvida, não há previsão de retorno dos serviços.

Operada há quase dois meses, Ieda Andrade afirmou que a suspensão dificulta a continuidade do tratamento. "Eu preciso me consultar com nutricionista, cirurgião, endocrinologista. Com o programa encerrado, isso não será possível, e a recuperação fica muito difícil", disse.

A endocrinologista Juliana Costa reforçou a necessidade de consultas pré e pós-operatórias para a garantia da eficiência da bariátrica. "Alguns pacientes precisam de acompanhamento psiquiátrico para não ter um dos maiores problemas da cirurgia: o reganho de peso. Sem as consultas com o médico, muitas vezes o paciente opera, perde peso e evolui para um reganho", explicou.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo