Parceiros



Terceira morte é registrada em Lumiar por falta de socorro adequado

Autoria: Redação  |  Fotos: Juliana Scarini



O distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, registrou a terceira morte este ano sem que a pessoa tivesse recebido o socorro adequado de uma ambulância. Neste domingo (12), um idoso de 63 anos teve um mal súbito e morreu dentro de casa. O último caso havia sido a morte de um turista.  A situação foi denunciada ao Ministério Público.

Segundo moradores, a ambulância que atende ao distrito foi chamada para um resgate no Centro e demorou cerca de 40 minutos para retornar.

De acordo com Silvia Faltz, presidente da Associação de Moradores de Lumiar, quando o veículo chegou, as condições eram precárias.

"Não puderam retirá-lo de dentro de casa com a maca porque estava quebrada. Eles pegaram um lençol dentro de casa e fizeram o transporte dele até onde estava a ambulância e a maca. E quando colocaram ele dentro da ambulância, tiveram que encolher as pernas para fechar a porta", explicou.

Em fevereiro deste ano, a Associação de Moradores pediu, através de um ofício protocolado na Prefeitura, que mantivesse a ambulância que ficou no distrito durante as férias de verão. Em maio, foi feito um novo pedido, protocolado direto na Secretaria de Saúde, solicitando uma ambulância.

Sem nenhum retorno da Prefeitura, a Associação de Moradores recorreu ao Ministério Público. No documento entregue no mês passado ao órgão, são pedidas providências e fiscalização, por se tratar de um direito básico da população, que é o acesso à saúde.

A estimativa da Associação de Moradores é que cerca de 15 mil pessoas morem na região, juntando com os distrito de Lumiar e São Pedro da Serra, e as localidades de Toca da Onça, Boa Esperança e Rio Bonito, entre outras.

"A gente fala como um todo. Se você não tem um atendimento aqui, se você não tem um hospital, se você não tem um médico 24 horas, pelo menos deveria ter um transporte adequado para chegar, para amenizar qualquer situação pior", frizou Silvia.

Em nota, a Prefeitura afirmou que "a ambulância que atende aos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra fez o socorro do paciente prontamente, conduzindo-o para o atendimento no Hospital Municipal Raul Sertã" e que "as equipes da unidade informaram que o paciente já estava em óbito quando deu entrada no hospital, às 7h40".

O município também afirmou que está consertando uma ambulância que ficará à disposição dos moradores de Lumiar em aproximadamente um mês.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo