Parceiros



Nível dos reservatórios do Rio Paraíba do Sul está muito baixo

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação


O nível dos reservatórios da bacia do Rio Paraíba do Sul está preocupante. De acordo com levantamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é o pior dos últimos três anos.

Somando os cinco reservatórios, o nível médio de ocupação é de 47,18%. O Funil, em Itatiaia, está com 44,16% da capacidade. No mesmo período de 2017, o nível total era de 61,82% e o Funil operava com 29,73% da capacidade. Já em 2016, a ocupação total das barragens era de 52,6%, sendo que o Funil estava com 99,6% de capacidade.

Além dos reservatórios, existem outros dois fatores que influenciam diretamente nos níveis abaixo da média do Rio Paraíba do Sul: o baixo índice de chuva no inverno e a transposição de água para o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento da região metropolitana de São Paulo.

"Com essa nova retirada de água, a gente está novamente sangrando o rio, tirando um volume grande: são hoje cerca de oito mil litros por segundo para abastecer a região metropolitana de São Paulo", informou o presidente do comitê do Médio Paraíba, José Arimathea Oliveira.

É uma reação em cadeia: faltando água no sul do estado, falta também em outras cidades. De acordo com o presidente do Comitê do Médio Paraíba do Sul, aproximadamente 12 milhões de pessoas podem ser prejudicadas com a seca, inclusive a capital do estado.

"Como o rio está muito baixo e tá baixando cada vez mais, tá diminuindo cada vez mais a quantidade de água que chega no mar, a água marinha está invadindo o rio Paraíba do Sul, e com isso está matando os peixes que eram de água doce, está mudando o ecossistema local, e as cidades que bebiam essa água doce, estão captando água salgada no seu sistema de abastecimento, comprometendo todo sistema de abastecimento da cidade. A gente tem aí uma preocupação de vivermos em 2018 uma realidade pior do que vivemos em 2014, que tivemos que fazer grandes investimentos para garantir, por exemplo, o abastecimento de água na região do Médio Paraíba" completou o presidente.

Enquanto o período das chuvas não vem, o melhor é economizar água. O morador Mário Soares Machado deu dicas para evitar o consumo desnecessário. "Tomar o banho o mais rápido possível, economizar na hora da higiene pessoal, escovação, não ficar gastando água, lavando o quintal com água", explicou.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo