Parceiros



Petrópolis suspende aulas e altera transporte nesta segunda-feira (28)

Autoria: Redação  |  Fotos: Aline Rickly


Medidas drásticas de racionamento e operações diferenciadas estão sendo adotadas pela Prefeitura de Petrópolis frente à greve dos caminhoneiros que ocasionou absoluta falta de combustíveis na cidade. As aulas na rede municipal estão suspensas nesta segunda-feira (28), ônibus circulam com metade da frota usada aos domingos e a coleta de lixo vai ser racionada.  A Saúde manterá todos os atendimentos, entre postos de saúde, hospitais e UPAs.  Cirurgias eletivas, consultas e exames também estão mantidos.

Neste domingo (27), a prefeitura implementou mudanças no transporte coletivo para garantir que nesta segunda-feira, dia útil, haja ônibus em circulação. No domingo, a circulação ficou restrita à metade da frota normal daquele dia. Assim, por exemplo, um bairro que tinha normalmente, aos domingos, dois veículos operando, teve apenas um coletivo em circulação.

A medida teve por objetivo garantir que nesta segunda-feira haja combustível para a circulação dos veículos, evitando maiores prejuízos a indústrias e comércio.

Já a suspensão das aulas está sendo adotada para garantir a segurança dos estudantes, visto que com menos ônibus em circulação, as crianças e adolescentes saem de sua rotina de transporte e ficam sujeitas a permanecer mais tempo na rua à espera dos ônibus.

Assim, a frota de 19 coletivos próprios da Educação, com tanques cheios, ficará com este combustível reservado para fornecer, caso necessário, às ambulâncias da rede de Saúde.

A coleta de lixo opera com menos caminhões desde sexta-feira (25) em função de bloqueios na BR-040.  Operações especiais estão sendo feitas em toda a cidade para manutenção do serviço. A Prefeitura, no entanto, orienta aos moradores que mantenham o resíduo domiciliar em suas casas, devidamente acondicionado, evitando o despejo em lixeiras e nas vias públicas. Este lixo deve ser descartado assim que a coleta estiver normalizada.

Todas as repartições públicas funcionarão normalmente nesta segunda-feira (28), porém a frota de carros administrativos estará 100% recolhida aos pátios (com exceção de Saúde, Defesa Civil e Assistência Social), com o combustível restante reservado para questões emergenciais, preferencialmente da Saúde.

Todas as medidas estão sendo adotadas visando garantir os serviços básicos à população. Muitas são preventivas, já preparando para uma continuidade da greve dos caminhoneiros e o desabastecimento. As ações tomadas pelo Gabinete de Crise, acionado em eventos que interferem no dia a dia da população, foram estudadas pelas pastas envolvidas (Saúde, Educação, Transporte e Administração), com acompanhamento jurídico.

As medidas são pontuais e podem ser revistas a qualquer momento em decorrência do desenrolar da situação do fornecimento de combustíveis. O Gabinete de Crise está em plantão permanente até que todos os serviços tenham retornado à normalidade.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo