Parceiros



Agentes de Petrópolis passam por treinamento para monitorar imagens do Ciop

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



Com 23 câmeras já instaladas, a prefeitura de Petrópolis iniciou nesta segunda-feira (07) a fase de treinamento dos agentes que vão acompanhar as imagens e operar o sistema do Centro Integrado de Operações (Ciop). Até esta quarta-feira (09), 35 homens da Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e CPTrans serão orientados sobre as ferramentas do sistema.

Serão esses agentes que vão fazer o monitoramento na prática. Por isso, eles precisam estar totalmente familiarizados com o sistema e saber tudo que podem aproveitar dele para a segurança do município, a fluidez do trânsito e o atendimento de ocorrências.

As aulas têm turmas de até 10 agentes. Posteriormente aos três dias do curso, homens da Polícia Civil vão passar por um treinamento específico mais voltado ao uso das imagens para investigações. Vale lembrar que o sistema permite análise automática de cenas a partir de filtros de pesquisas de acordo com cores, direção, velocidade, ociosidade ou tamanho do objeto.

O curso é ministrado pelo funcionário do departamento técnico da Emive (empresa responsável pela instalação do Ciop), Jaderson Kenner. Ele explica que são três pontos principais que os futuros monitorantes devem ficar atentos durante o treinamento.

“Eles precisam conhecer o sistema, ou seja, saber fazer rotação da câmera, dar zoom, entender como funciona o reconhecimento de placas, entre outras funções. Também deve entender como visualizar as imagens ao vivo, o que significa saber quantas câmeras vão acompanhar ao mesmo tempo, se vão focar em alguma região. E por fim, também tem que aprender a salvar as imagens para que elas sejam usadas posteriormente”, explicou Kenner.

Todas as imagens geradas são gravadas no sistema de monitoramento por 30 dias. Para que uma determinada cena possa ser usada depois desse prazo, é necessário que seja guardada à parte – por isso, os monitorantes também são orientados sobre como realizam essa gravação.

O coordenador de Segurança, Maurício Borges, explicou como a Guarda Civil vai atuar no Ciop.

“Vamos manter três homens aqui para acompanhar as imagens 24 horas e mais um que vai atuar como um coordenador, dando suporte aos trabalhos. Além disso, também será disponibilizada uma viatura com dois homens para atender eventuais ocorrências que sejam registradas pelas câmeras e estejam na alçada da Guarda”, afirmou Borges.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo