Parceiros



Centro de Quimioterapia de Três Rios: qualidade e dignidade no atendimento aos pacientes que lutam contra o câncer

Autoria: Redação  |  Fotos: Divulgação



Inaugurado em dezembro do ano passado, o Serviço Adicional de Oncologia Clínica de Três Rios, o Centro de Quimioterapia, vem transformando a qualidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que lutam contra o câncer. Todos os dias, dezenas de pacientes em tratamento contra a doença passam horas na unidade de saúde, implantada pela Fundação Severino Sombra em parceria com a Prefeitura de Três Rios.

 

O Centro de Quimioterapia é referência em tratamento quimioterápico de alta complexidade na região, atendendo a moradores de Areal, Com. Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia e Três Rios. A unidade atende a 300 pacientes em tratamento de quimioterapia e hormonioterapia, além daqueles que realizam o controle da doença. A clínica realiza desde a primeira consulta até o encaminhamento para cirurgias no Hospital Universitário de Vassouras. Não há fila de espera.

 

Com a instalação do Centro de Quimioterapia em Três Rios, fruto de muito trabalho e dedicação do prefeito Josimar Salles e de toda equipe de governo, os pacientes deixaram de lado a cansativa rotina de ir para Vassouras, Petrópolis e Rio de Janeiro para realizar o tratamento. A trirriense Luciene Maria dos Santos, 51 anos, diagnosticada com câncer em 2013, conta que, antigamente, os pacientes saíam de Três Rios de madrugada, às 4h30, em vans e ambulâncias da Prefeitura com destino a outras cidades, e só retornavam no final da tarde.

 

"Era muito cansativo realizar o tratamento fora de Três Rios. Chegávamos ao local, ficávamos horas na cadeira de quimioterapia, nas sessões de radioterapia e depois, mesmo cansados e debilitados, ainda tínhamos que esperar por mais algumas horas para retornar para casa. Essa era minha rotina diária", revelou Luciene.

 

Luciene mora no bairro Vila Isabel, a poucos metros do Centro de Quimioterapia, e comemorou a instalação da unidade de saúde em Três Rios. "Tenho muito gratidão por poder realizar o tratamento na minha cidade. É uma grande conquista para Três Rios. Toda a equipe da clínica é a mesma do Hospital Universitário de Vassouras, que já conhecia. O atendimento é maravilhoso. Somos uma grande família".

 

A clínica conta com toda a estrutura necessária para receber os pacientes em tratamento contra o câncer. São 12 cadeiras de quimioterapia, consultórios e uma sala de estabilização, caso os pacientes passem por intercorrências após as sessões. Segundo a coordenadora do Centro de Quimioterapia, Ana Paula Ribeiro, a estrutura implantada em Três Rios é maior que a do Hospital Universitário de Vassouras. "Fizemos um grande investimento para oferecer o tratamento contra o câncer no município de Três Rios. Oferecemos a melhor estrutura para os pacientes, todos os medicamentos têm um padrão de qualidade. Além disso, temos uma equipe muita qualificada.  Tivemos a sensibilidade de manter a mesma equipe, pois os pacientes já conhecem, gostam e confiam nesses profissionais".

 

Para o prefeito Josimar Salles, que desde o início do governo vinha se empenhando para o funcionamento do Centro de Quimioterapia em Três Rios,  o serviço oferecido à população ratifica o compromisso do Executivo em promover a dignidade das pessoas. A saúde é a principal prioridade do nosso governo. Agora podemos oferecer mais dignidade aos nossos pacientes, que não precisam enfrentar mais aquela dura jornada de viagens em busca de tratamento. Temos um serviço de excelência para o tratamento contra o câncer na nossa cidade", afirmou o prefeito Josimar Salles.

galeria de imagens desta notícia

deixe seu comentário



 



comentários

Os comentários não expressam a opinião da Folha Popular ou de seus representantes e colaboradores e são de inteira responsabilidade das pessoas que os escreveram.

Nenhum comentário



outras notícias



A Folha

Capa
Expediente
Contato

Redes Sociais

Facebook
Twitter
Youtube

Segurança

Acesso Restrito
Webmail

Assine nossa NewsLetter !

Por favor, digite seu Nome e Email

Digital Newsletter

Para cancelar inscrição, por favor clique aqui» .

Voltar ao topo